Copyright © 2021 | Miguel Louro | Todos os direitos reservados | handmade by brainhouse
Subir descer e ver a excelência do Barroco do Bom Jesus de Braga
31ª exposição individual
SUBIR DESCER E VER A EXCELÊNCIA DO BARROCO DO BOM JESUS DE BRAGA

2013 - "O Bom Jesus do Monte erigido na encosta ocidental do Monte Espinho, encastoado num dos flancos da Serra do Carvalho, a leste da cidade de Braga, é uma maravilhosa arte da natureza e uma referência incontornável da arte barroca em Portugal. Apresenta-se revestido de originalidade, proporcionando um autêntico espetáculo visual. Mais que um estilo é um local de festa, um itinerário cenográfico, catequético, de sonho, encantamento, usando até aos limites os sentidos.
O conjunto monumental da estância, constituído pelo pórtico; a decoração e o espetáculo das formas do rococó no escadório dos Cinco Sentidos; o belo terreiro de Moisés, verdadeiro hino ao jardim barroco; a magnífica “gruta” rococó, escondida por entre as alamedas do parque, com a sua decoração exuberante e concheados assimétricos; a ornamentação, as proporções, o enquadramento, o arranjo paisagístico, a imaginária, as capelas hexagonais e as quatro fontes do Terreiro dos Evangelistas; o esplendor, a perfeição das formas, o dramatismo temático, o aparato cénico com toda a sua teatralidade e exaltação barroca da estatuária; a quantidade e a diversidade de capelas e fontes fazem do Bom Jesus um museu, ao vivo, do Barroco.
O Bom Jesus do Monte transforma-se, então, num grande santuário de romagem e centro de peregrinação, um fenómeno turístico em Braga e um sítio ímpar, de reconhecimento universal, onde se encontram verdadeiros tesouros de antepassados ilustres." 
José Carlos G. Peixoto

CONSULTAR PUBLICAÇÃO ››


Exposição fotográfica "Subir descer e ver a excelência do Barroco do Bom Jesus de Braga"

- Na Sala Multiusos do Centro Cultural de Chaves, 29 Março a 26 Abril 2014

-Na Galeria Municipal - Bilioteca Municipal da Nazaré, 7 a 29 de Março 2014.

- No Espaço Cultural SÓ ARTE - Braga, 2 Fevereiro a 2 Março 2013.


‹‹ VOLTAR ^ TOPO